Impostos não vão subir, garante José Sócrates

Impostos não vão subir, garante José Sócrates

Ontem

O primeiro-ministro contraria governador do Banco de Portugal e sustenta que o Governo fará a consolidação orçamental nos próximos anos com base na redução da despesa.

José Sócrates contraria, assim, a tese de Vítor Constâncio, Governador do Banco de Portugal, ao afastar qualquer aumento de impostos, considerando que tal seria negativo para a economia portuguesa.

José Sócrates falava aos jornalistas antes de um almoço na residência oficial de São Bento com 12 mulheres representativas de diversos quadrantes da sociedade civil e no qual também estiveram presentes as ministras e secretárias de Estado que fazem parte do actual executivo.

"Vamos fazer uma consolidação orçamental baseada na redução da despesa e não através de aumento de impostos, porque isso seria negativo para a economia portuguesa", declarou José Sócrates aos jornalistas, depois de confrontado com uma posição pública hoje assumida pelo governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio.

Segundo José Sócrates, esta estratégia orçamental do executivo é também partilhada pelo próprio governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio.

"O senhor governador disse apenas que, no futuro, tinha uma perspectiva que talvez isso [aumento de impostos] tivesse necessidade de se fazer. Mas ele concorda que este não é o momento para aumentar impostos, porque isso teria uma consequência negativa no emprego e na actividade económica", sustentou Sócrates, num comentário à posição do governador do Banco de Portugal.

0 comments: