Ski

Turismo

Evasão branca nos Alpes Franceses

por Paula MouratoOntem

Evasão branca nos Alpes Franceses

Fotografia © Courchevel Tourisme

Veja aqui o vídeo Veja aqui a galeria de fotos Veja aqui a infografia

Estâncias vestidas de branco são o sonho dos amantes da neve e dos esquiadores em particular. Quilómetros e quilómetros de pistas suaves e outras tantas rápidas com ofertas para descansar depois do exercício que vão da opulência ao luxo mais moderado, mesmo ao lado das pistas. Para quem não quiser esquiar há ruas, cafés, restaurantes de cozinheiros galardoados com estrelas Michelin, lojas, piscinas e spas.

Para os amantes da neve, a Maison de la France apresentou as propostas de Inverno nos Alpes Franceses ao viajante português. O evento aconteceu na Penha Longa, em Sintra, onde cinco estâncias de neve situadas nos Trois Vallées – que na verdade são quatro (vales) denominados três porque a categoria de quatro já pertence à vizinha Suíça - mostraram o que têm de melhor.

Courchevel, Les Gets, Megève, Val d’Isère e Val Thorens formam um grupo que reúne as estâncias francesas mais emblemáticas, aquelas que oferecem serviços capazes de responder às exigências de uma clientela internacional. Estâncias que não deixam ninguém indiferente devido à beleza natural.

Graças à sua situação geográfica, a França dispõe de estâncias para desportos de Inverno ou apenas para quem gosta de apreciar a neve. Modernas ou tradicionais, grande ou pequenas, para os mais jovens ou para toda a família, para quem domina bem o esqui ou os desportos derivados ou para quem nem por isso.

Ali ainda há casas típicas feitas de pedra ou madeira. As casas de montanha que já não se encontram em muitos lugares e que fazem das estâncias francesas uma espécie de aldeia do Pai Natal.

Mas não é só a arquitectura típica que diferencia estas cinco estâncias de esqui. Os Trois Vallées têm locais ideais – cada estância com as suas particularidades – para quem quer fazer férias de neve com tranquilidade longe da confusão da lotação esgotada, basta saber escolher a época do ano. É que naquelas paragens a neve começa a cair em Novembro e dura até Maio. São 6 meses de neve.

A França possui mais de 6 mil pistas espalhadas por 25 mil hectares o que faz dela o maior domínio esquiável do mundo. As estâncias situadas em grande altitude são uma garantia de neve.

Para incentivar as estâncias a criarem condições para as crianças o Ministério do Turismo francês lançou a marca “Famillie Plus Montagne” para rotular as estâncias que reuniram esforços no acolhimento das famílias com crianças. Esses esforços passam por infra-estruturas, animação, acompanhamento dos mais pequenos de forma a que passem umas férias com toda a serenidade.

As estâncias oferecem ainda o melhor da gastronomia local e nacional. Desde a preparação dos pratos tradicionais nos restaurantes com ambiente rústico  a uma oferta gastronómica mais criativa e sofisticada nos restaurantes com estrelas Michelin.

Courchevel:

As cinco vilas que compõem as estância situam-se entre 1100 e 1850 metros de altitude.
Possui 40 hotéis sendo 20 de 4 estrelas, Courchevel tem por isso a maior concentração na montanha de hotéis de luxo, do mundo. Em Dezembro será inaugurado um hotel de 5 estrelas para quem é ainda mais exigente com 25 quartos, um Spa com 850 m2 e uma cozinha assinada por Jean-André Charial, um chefe com duas estrelas Michelin. A estância oferece também  quatro chalets ecológicos de alto rendimento energético.
A estância tem ainda muitas lojas para fazer compras desde de pequenas lembranças até marcas de excelência como Dior, Louis Vitton ou Heernes.
Durante o mês de Dezembro o visitante a Up the Montains, uma exposição sobre Salvador Dali na estância e nas pistas. Em Fevereiro de 2010 acontece uma explosão de cores com o Festival Internacional de Arte Pirotécnica.
Para lá chegar voe até o aeroporto de Lyon St Exupéry.

Altitude de pistas baixas: 1850 metros
Altitude de pistas altas: 2738 m
93 pistas (150 km)
Passe para esquiar:
1 dia – 39 euros
6 dias – 190 euros
Passe para esquiar 3 Vallées:
1 dia – 46,50 euros
6 dias – 232 euros

Mais informações em: www.courchevel.com

Les Gets:

Situada entre o lago Léman e o Mont-Blanc, no coração da Portas do Sol, a estância Les Gets pertence à Alta Sabóia e fica a 1172 m e os 2002 m.
Há quem lhe chame o Paraíso Branco mas Les Gets prima especialmente pelo respeito das tradições montanhesas. A arquitectura da vila é típica rica em chalets de pedra e madeira com património que guarda tesouros históricos e culturais. É a estação familiar por excelência por isso conquistou o rotulo Famille Plus Montagne garantindo assim  a segurança dos mais novos.
Possui um espaço para os que se estreiam no esqui, o espace des Mappys totalmente gratuito.
Até 26 de Dezembro o Pai Natal está em Les Gets. Durante uma semana a cabana do Pai Natal, situada no coração da floresta encantada, estará de portas abertas para pequenos e graúdos.
De 11 a 14 de Janeiro acontece a Grande Odisseia Savoie Mont-Blanc 2010.
A 16 de Fevereiro 2010 acontece o Carnaval das neves. Com atelier de maquilhagem, fantasias e máscaras, paradas e desfiles nas ruas finalizando estes dias de festas com fogo de artifício.
Para chegar lá voe até ao aeroporto de Genebra Cointrin.
Altitude de pistas baixas: 1172 metros
Altitude de pistas altas: 2002  m
68 pistas (110 km)
17 km de esqui nórdico.
Passe para esquiar:
1 dia – 29,70 euros
6 dias – 149,70 euros
Passe para esquiar Portes du Solieil:
1 dia – 40 euros
6 dias – 205 euros

Mais informações em: www.lesgets.com

Megève:

Desde 2004 que Megève pertence ao grupo Best of the Alpes e há dois anos conquistou o label Famille Plus.
Mas se Megéve é mais uma vila histórica que preservou a sua identidade com ruas antiga onde se instalaram lojas de marca, joalharias e galerias de arte acontecem semanalmente dois eventos pelos quais vale a pena ir àquela estância de neve: primeiro pelo mercado semanal à sexta-feira que é um autêntica odisseia de sabores locais onde pode provar queijo de cabra, iogurte caseiro e o queijo branco Tousfrais, os chocolates de Megève assim como o mel e o presunto, salsichas secas e ainda vegetais de cultura biológica chegados dos jardins de la Mottaz.
Segundo pela possibilidade de aprender a cozinhar com o chefe Emmanuel Renaut no seu restaurante Flocons de Sel, com duas estrelas Michelin.
Megève vai ver ainda este Natal um novo hotel de 4 estrelas: o L’Alpaga Hôtel et Lodge, com 26 quartos e 4 suites e decoração contemporânea montanha.
De 27 a 31 de Janeiro de 2010 acontece a Vacheron Constantin Snow Golf Cup, um isnólito campeonato de golfe na neve.
De 21 de Janeiro a 24 o 25º Megève Polo Masteres. E no dia 19 de Fevereiro acontece a Festa dos Campeões ESF.
Para chegar lá voe até ao aeroporto internacional de Genébra.

Altitude de pistas baixas: 1150 metros
Altitude de pistas altas: 2000  m
172 pistas (325 km)
Passe para esquiar:
1 dia – 34 euros
6 dias – 204 euros
Passe para esquiar  Evasion Mont Blanc:
1 dia – 36,50 euros
6 dias – 176 euros

Mais informações em: www.megeve.com

Val d’Isère:

Situada no sopé da montanha perto da fronteira com a Itália é  uma aldeia autêntica e tradicional com 300 quilómetros de pistas entre 1550 e 3456 metros possui o Espace Killy; um dos melhores esquis do mundo.
Conta este Inverno com um novo centro desportivo aquático e uma nova área para principiantes.
De 14 a 17 de Janeiro 2010 acontece o master de Polo sur neige de Val d’Isère e de 15 a 20 de Março dias dedicados à gastronomia com La Cuisine Pure um encontro de grandes chefes.
Para chegar lá voe até ao aeroporto Lyon St Exupéry.

Altitude de pistas baixas: 1850 metros
Altitude de pistas altas: 3456  m
44 km de pistas para esqui nórdico.
154 pistas (300 km)
Passe para esquiar:
1 dia – 44,50 euros
6 dias – 218 euros

Mais informações em: www.valdisere.com

Val Thorens:

Esta é a estância mais alta da Europa. A 2300 metros de altitude no maior domínio esquiável do mundo. Pela sua altitude tem sempre neve de Novembro a Maio. E este Inverno conta com uma área de 40 hectares de esqui fácil e gratuito para principiantes. Com tapetes mágicos, campos de neve ou pistas batidas.
Conta ainda com cinco novos meios mecânicos num investimento que rondou os 14 milhões de euros e ma nova telecadeira para melhor segurança. Mesmo nos períodos de maior afluência as ligações são por isso mais rápidas.
Os alojamentos são no pé da pista, a estância é semi-pedestre. O certificado Falille Plus Montagne garante nesta estância várias actividades para as crianças.
Esta estância tem a possibilidade de fazer descidas nocturnas a partir de 11,50 euros.
De 16 a 23 de Janeiro de 2010 Val Thorens oferece a semana gastronómica. E em Abril, a começar no dia 5 o Rally X-Wing, no dia 14 acontece pelo terceiro ano a Tobogganning Cup.
Para chegar lá voe até ao aeroporto Lyon St Exupéry.

Altitude de pistas baixas: 1800 metros
Altitude de pistas altas: 3230  m
69 pistas (140 km)
Passe para esquiar:
1 dia – 37,50 euros
6 dias – 175 euros
Passe para esquiar 3 Vallées:
1 dia – 46,50 euros
6 dias – 232 euros

Mais informações em: www.valthorens.com

0 comments: